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Importando o Checkout Cappta

 

O Checkout Cappta é uma API JavaScript, por isso é muito simples importa-la, basta incluir na sua página o seguinte tag ao lado:

<script type="text/javascript" src="https://s3.amazonaws.com/cappta.api/v3/dist/cappta-checkout.js"></script>
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Realizando a autenticação

 

Antes de realizar seus pagamentos será necessário autenticar o seu PDV, para isso a API disponibiliza a função authenticate.

Callback

Nosso Checkout tem callbacks de forma sincrona, ou seja, espere a resposta antes de prosseguir.

Essa função retorna uma instância do Checkout Cappta, através dela você terá acesso a todas as funções disponibilizadas pela API, que serão descritas mais abaixo.

Request para autenticação

Parâmetro
Obrigatório?
Tipo
Descrição

authenticationKey

Sim

string

Chave de autenticação do integrador disponibilizada pelo time de homologação.

merchantCnpj

Opcional

string

É o CNPJ da loja que está utilizando o TEF da Cappta, precisa ser equivalente ao que está configurado no CapptaGpPlus.

checkoutNumber

Opcional

number

Número de pdv do CNPJ que está utilizando o TEF da Cappta, precisa ser equivalente ao que está configurado no CapptaGpPlus.

var authenticationRequest = {
    authenticationKey: '795180024C04479982560F61B3C2C06E'
};

var success = function(response) {
    // callback para autenticação bem sucedida
    console.log(response.merchantCheckoutGuid);
};

var error = function(response) {
    // callback para autenticação que falhou
    console.log(response.reason);
};

var handlePendingPayments = function(response) {
    // callback para notificação de transações pendentes
    console.log(response.details.administrativeCodes)

};

// instância do CheckoutCappta
var checkout = CapptaCheckout.authenticate(authenticationRequest, success, error, handlePendingPayments);
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Callback de sucesso

 

Será executado o callback de sucesso quando a autenticação for bem sucedida, através dele será passado os seguintes parâmetros:

Propriedade
Tipo
Descrição

authenticated

bool

Confirmação da autenticação efetuada com sucesso.

merchantCheckoutGuid

string

Token do PDV autenticado, guarde esse valor pois ele será necessário para capturar mais detalhes da sua transação através da API restful, vamos explicar com mais detalhes em seguida.

merchantCheckoutGuid

Caso tenha sucesso você receberá o merchantCheckoutGuid

Sincrono

Aguarde o callback antes de prosseguir

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Callback de erro

 

Será executado o callback de erro quando não for possível autenticar com o CapptaGpPlus, através dele será passado os seguintes parâmetros:

Propriedade
Tipo
Descrição

reasonCode

number

Código que representa o motivo pelo qual a operação foi negada, as possibilidades deste código podem ser consultadas na tabela Códigos de motivo para operações negadas

reason

string

Descreve o motivo pelo qual a operação foi negada

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Callback de transações pendentes

 

Será executado o callback de transações pendentes caso a última sessão de múltiplos pagamentos tenha ficado em aberto.

Por exemplo: Foi informada a quantidade de 5 pagamentos para iniciar a sessão de múltiplos pagamentos, porém ao final do 3° ocorreu um erro e a página foi recarregada, no momento que for realizada a autenticação novamente, essa função será chamada, o código administrativo dos 3 pagamentos realizados será informado e nesse momento você deve confirmar ou desfazer as transações para finalizar a sessão pendente. Veja mais detalhes na sessão de Multiplos pagamentos.

Propriedade
Tipo
Descrição

reasonCode

number

Código que representa o motivo pelo qual a operação foi negada, as possibilidades deste código podem ser consultadas na tabela Códigos de motivo para operações negadas

details

object

Objeto contendo os códigos administrativos das transações que ficaram pendentes da sessão de multiplos pagamentos.

Para detalhamento dos códigos de retorno consulte a tabela Possíveis códigos de retorno

Para recuperar o CNPJ e PDV do TEF basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do CapptaGpPlus no taskbar do windows e selecionar a opção Sobre o Cappta Cartões a tela que será exibida contém as informações necessárias.

A chave de autenticação será fornecida pelo time de homologação assim que o processo de integração for solicitado. Ela deverá ser sempre utilizada para identificar o seu software.

Obs: Caso a chave utilizada seja inválida, o CapptaGpPlus não irá autenticar a integração.

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Pagamento

 

Abaixo serão descritas todas as formas de pagamento disponibilizadas pelo Checkout Cappta.

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Pagamento Débito / Voucher

 

Inserir o exemplo de requisição utilizando enviando a o amount da transação e o ID da transação.

Deixar ID da transação como obrigatório!

Para realizar um pagamento débito ou voucher é bem simples, basta informar o valor a ser debitado.

Request para pagamento débito / voucher

Parâmetro
Obrigatório?
Tipo
Descrição

amount

Sim

float

Valor do pagamento

requestKey

Sim

string

Chave única enviada pela Automação Comercial para identificar uma transação

Para detalhamento das funções de sucesso e erro, consulte a sessão de Callback das operações

.

//Não esqueça de realizar a autenticação aqui \o/
var request = {
    amount: 10,
		requestKey: 'identificacao1'
  	
};


var success = function(response) {
    // callback para pagamento bem sucedido
    console.log(response.administrativeCode);
    console.log(response.receipt.merchantReceipt);
};

var error = function(response) {
    // callback para pagamento que falhou
    console.log(response.reason);
};

checkout.debitPayment({ amount: 10 }, success, error);
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Pagamento Crédito

 

O pagamento crédito também é bem simples, porém precisamos de alguns dados a mais para configura-lo,
como quantidade de parcelas e a configuração de parcelamento (confira logo abaixo para mais detalhes).

Atenção!

Para detalhamento das funções de sucesso e erro, consulte a sessão de Callback das operações

Request para pagamento crédito

Parâmetro
Obrigatório?
Tipo
Descrição

amount

Sim.

number

Valor do pagamento

installments

Sim.

number

Determina a quantidade de parcelas do pagamento, caso seja informado 1 a venda será realizada como crédito à vista, caso seja maior que isso será um crédito parcelado. Caso não seja informado o valor default é igual a 1, ou seja, a venda será considerada automaticamente a vista.

installmentType

Somente se installments for maior que 1

number

Determina a configuração do parcelamento, verifique a tabela Tipos de Parcelamento para consultar os valores possíveis

requestKey

Sim

string

Chave única enviada pela Automação Comercial para identificar uma transação

//Não esqueça de realizar a autenticação aqui \o/

var request = {
    amount: 10,
    installments: 3,
    installmentType: 1, //Parcelamento Administradora
 	  requestKey: 'identificacao2'
};

var success = function(response) {
    // callback para pagamento bem sucedido
    console.log(response.administrativeCode);
    console.log(response.receipt.merchantReceipt);
};

var error = function(response) {
    // callback para pagamento que falhou
    console.log(response.reason);
};

checkout.creditPayment(request, success, error);
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Pagamento Crediário

 

Assim como o pagamento crédito o crediário também necessita de alguns dados a mais para facilitar o seu processamento.

Request para pagamento crediário

Parâmetro
Obrigatório?
Tipo
Descrição

amount

SIm

float

Valor do pagamento

installments

Sim

number

Quantidade de parcelas do pagamento

requestKey

Sim

string

Chave única enviada pela Automação Comercial para identificar uma transação

Importante!

Para detalhamento das funções de sucesso e erro, consulte a sessão de Callback das operações

//Não esqueça de realizar a autenticação aqui \o/

var request = {
    amount: 10,
    installments: 3,
  	requestKey: 'identificacao3'
};

var success = function(response) {
    // callback para pagamento bem sucedido
    console.log(response.administrativeCode);
    console.log(response.receipt.merchantReceipt);
};

var error = function(response) {
    // callback para pagamento que falhou
    console.log(response.reason);
};

checkout.splittedDebitPayment(request, success, error);
using System;
using System.Net.Http;

var baseAddress = new Uri("https://integracao.cappta.com.br/payment/");

using (var httpClient = new HttpClient{ BaseAddress = baseAddress })
{
    httpClient.DefaultRequestHeaders.TryAddWithoutValidation("apikey", "1B489E726C284CC78DE715C7399114BF");

    using(var response = await httpClient.GetAsync("0C63C53CF0094F9E95F6803C965BDF5C/02312413000"))
    {
        string responseData = await response.Content.ReadAsStringAsync();
    }
}
<?php
$ch = curl_init();

curl_setopt($ch, CURLOPT_URL, "https://integracao.cappta.com.br/payment/0C63C53CF0094F9E95F6803C965BDF5C/02312413000");
curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, TRUE);
curl_setopt($ch, CURLOPT_HEADER, FALSE);

curl_setopt($ch, CURLOPT_HTTPHEADER, array(
  "apiKey: 1B489E726C284CC78DE715C7399114BF"
));

$response = curl_exec($ch);
curl_close($ch);

var_dump($response);
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Funções Administrativas

 

Abaixo serão descritas todas as funções administrativas disponibilizadas para o Checkout Web Cappta.

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Cancelamento de pagamentos

 

Somente será possível cancelar pagamentos que já foram confirmados dentro do mesmo dia ou seja não será possível cancelar pagamentos de dias anteriores.

Importante!

No caso de uma transação conter uma ordem de split esta será cancelado também.

Request para cancelamento

Parâmetro
Descrição

administrativePassword

Senha necessária para realizar o cancelamento de uma transação.
Obs.: Por padrão é "cappta", mas pode ser alterado nas configurações do GP.

administrativeCode

Identificador único para pagamentos, é devolvido quando a transação é autorizada mas também pode ser consultado no portal de transações Cappta

//Não esqueça de realizar a autenticação aqui \o/

var request = {
    administrativePassword: 'cappta',
    administrativeCode: '000000000'
};

var success = function(response) {
    // callback para cancelamento bem sucedido
    console.log(response.administrativeCode);
    console.log(response.receipt.merchantReceipt);
};

var error = function(response) {
    // callback para cancelamento que falhou
    console.log(response.reason);
};

checkout.paymentReversal(request, success, error);
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Reimpressão Específica

 

Para a reimpressão de uma transação específica deve-se enviar na requisição o número de
controle da transação.

Propriedade
Tipo
Obrigatório
Descrição

NúmeroControle

string

Sim

Número de controle da transação a ser reimpressa

Sempre será reimpresso as duas vias do comprovante (Lojista e Cliente)

function reprint() {
var request={
 administrativeCode:'00000000000'(Numero de identificação único)
}
checkout.reprint(request, success, error);
}
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Reimpressão do Último Comprovante

 

Para a reimpressão da última transação a automação deverá enviar apenas na requisição
qual a via a ser impressa:

function reprintLast() {\n  checkout.reprintLast(success,error);\n}",
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Método de busca de transação por ID

 

Para as transações que foram realizadas enviando a chave de única ( requestKey ), existe a
possibilidade de buscar essas transações, dessa forma ele sempre vai a última transação
que contém este ID, por isso é recomendado que envie um ID diferente para cada
transação.

//Não esqueça de realizar a autenticação aqui \o/
var success = function(response) {
 // callback para pagamento pesquisado
 console.log(response.administrativeCode);
 console.log(response.receipt.merchantReceipt);
};
var error = function(response) {
 // callback para pesquisa que falhou
 console.log(response.reason);
};
checkout.getPaymentByRequestKey({ requestKey: “123” }, success, error);
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Método de resolução de pendência via Número de Controle

 

Para resolver alguma transação pendente, basta enviar o número de controle da transação
(que também pode ser recuperada usando o método acima)

//Não esqueça de realizar a autenticação aqui \o/
var success = function(response) {
 // callback para pagamento pesquisado
 console.log(response.success);
 console.log(response.administrativeCode);
};
var error = function(response) {
 // callback para pesquisa que falhou
 console.log(response.reason);
};
//para desfazer
checkout.undoPendingPayment({ administrativeCode: “123” }, success, error);
//para confirmar
checkout.confirmPendingPayment({ administrativeCode: “123” }, success, error);
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Capturando todos os dados da transação

 

A cada transação realizada você recebe no callback os dados da transação, conforme descrito abaixo.

Assim que você realizar um pagamento ou cancelamento através do Checkout Cappta, receberá o código administrativo da transação e os cupons para impressão.

{
  "AcquirerAffiliationKey": "SIMULA",
  "AcquirerAuthorizationCode": "SIMULA",
  "AuthorizationDateTime": "2017-02-03T14:13:45",
  "AcquirerName": "Cielo",
  "AcquirerUniqueSequentialNumber": "",
  "AdministrativeCode": "02312413000",
  "CardBrandName": "MASTERCARD",
  "CustomerCardBin": "605088",
  "CustomerCardLastFourDigits": "8775",
  "CustomerReceipt": "Cupom do cliente",
  "MerchantReceipt": "Cupom do lojista",
  "ReducedReceipt": "Cupom reduzido",
  "PaymentProductName": "Crédito à Vista",
  "PaymentTransactionAmount": 7.89,
  "PaymentTransactionInstallments": 1,
  "UniqueSequentialNumber": "013214"
}
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Inicializando uma sessão de multiplos pagamentos

 

O múltiplos pagamentos da Cappta é um pouco diferente do mercado. Desenvolvemos ela em busca de facilitar a vida do varejista. Ou seja, caso ocorra algum erro durante o múltiplos pagamentos o varejista não vai precisar cancelar as transações uma a uma, com um simples comando de cancelamento por meio da sua automação, ele poderá cancelar todas as transações que foram realizadas dentro da sessão Múltiplos Pagamentos.

Assim que o último pagamento da sessão múltiplos pagamentos for autorizado, automaticamente todos os pagamentos serão confirmados, não há necessidade de enviar nenhum comando para isso. A sessão múltiplos cartões é representada pelo fluxograma abaixo:

Parâmetro
Tipo
Descrição

numberOfPayments

number

Número de pagamentos dentro da sessão multiplos pagamentos.

complete

function

Callback que será acionado assim que a sessão multiplos pagamentos for finalizada.

//Não esqueça de realizar a autenticação aqui \o/

var complete = function(){
    console.log('Sessão multiplos pagamentos finalizada com sucesso!');    
};

checkout.startMultiplePayments(3, complete);
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Confirmando ou desfazendo os pagamentos

 

Para finalizar uma sessão múltiplos cartões antes que se tenha aprovado a quantidade de pagamentos informada, basta confirmar (confirmPayments) ou desfazer (undoPayments) os pagamentos pendentes.

Reforçamos que os pagamentos serão aprovados automaticamente ao terminar a sessão, a confirmação ou desfazimento é necessária apenas para encerrar a sessão antes do último pagamento, por exemplo: Foram informados 5 pagamentos para sessão, porém ao final do 3° surgiu a necessidade desfazer todos os anteriores, nesse momento deve ser chamada a função undoPayments.

Importante!

Existe um limite de no máximo 9 cartões para uma sessão.

//Não esqueça de realizar a autenticação aqui \o/

if (confirm('Deseja encerrar a sessão multiplos pagamentos?')){

    if (confirm('Clique em "Ok" para confirmar os pagamentos da sessão ou "Cancel" para desfaze-los')){
        checkout.confirmPayments();
    } else {
        checkout.undoPayments();
    }
}
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Solicitando informações pelo Pinpad

 

Utilizando esta função, é possível solicitar informações a serem digitadas no pinpad. As opções consistem em: CPF, Telefone/Celular e senha.

Request para informações do Pinpad

Parâmetro
Obrigatório?
Tipo
Descrição

inputType

Sim

number

Tipo de informação a ser solicitada no pinpad. Consulte a tabela abaixo para os valores.

Tipos de informação

Tipo
Valor
Descrição

Cpf

1

Representa um número do documento CPF, que contem 11 dígitos.

Telefone/Celular

2

Representa um número de telefone ou celular, contendo 10 ou 11 dígitos. DDD + Número, exemplo: (00) 91234-1234 ou (00) 1234-1234

Senha

3

Representa uma senha numérica de 4 a 12 dígitos.

Callback de sucesso

Será executado o callback de sucesso logo em que for confirmada a informação no Pinpad:

Propriedade
Tipo
Descrição

reasonCode

number

Código que representa o motivo pelo qual a operação foi negada, as possibilidades deste código podem ser consultadas na tabela Códigos de motivo para operações negadas

reason

string

Descreve o motivo pelo qual a operação foi negada.

//Não esqueça de realizar a autenticação aqui \o/

var success = function (response) {
    console.log(response.pinpadValue);
};

var error = function (response) {
    console.log(response.reason);
};

var inputType = 1; // CPF

checkout.getPinpadInformation({ inputType: inputType }, success, error);
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Possíveis códigos de retorno

 
Código
Descrição

0

Sucesso

1

Não autenticado/Alguma das informações fornecidas para autenticação não é válida

2

CapptaGpPlus está sendo inicializado

7

Erro interno no CapptaGpPlus

8

Erro na comunicação entre o Checkout Cappta e o CapptaGpPlus

9

Ocorre quando qualquer operação é realizada sem que se tenha finalizado o último pagamento

10

Uma reimpressão ou cancelamento foi executada dentro de uma sessão multi-cartões

14

Valor digitado no pinpad é inválido.

15

Existem pagamentos pendentes de uma sessão de multiplos pagamentos não finalizada.

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Códigos de motivo para operações negadas

 

1

Não autenticado/Alguma das informações fornecidas para autenticação não é válida

2

CapptaGpPlus está sendo inicializado

3

Formato da requisição recebida pelo CapptaGpPlus é inválido

4

Operação cancelada pelo operador

5

Pagamento não autorizado/pendente/não encontrado

6

Pagamento ou cancelamento negados pela rede adquirente ou falta de conexão com internet

7

Erro interno no CapptaGpPlus

8

Erro na comunicação entre o Checkout Cappta e o CapptaGpPlus

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Tipos de Parcelamento

 
Código
Descrição

1

Parcelamento Administradora - Configuração de parcelamento em que os juros são arcados pelo banco ou administradora, o limite de parcelas e valor mínimo são pré-estabelecidos e a venda não é tratada como parcelada para o lojista sendo assim o valor será depoistado integralmente em sua conta bancária. O cliente irá pagar as prestações com juros que serão revertidos para o banco/administradora do cartão

2

Parcelamento Lojista - É o parcelamento em que a quantidade de parcelas é definida no ato da compra. O limite de quantidade de parcelas e valor mínimo para cada uma pode ser determinado nas configurações do CapptaGpPlus. O lojista irá receber os créditos mensalmente em sua conta e o custo pelo financiamento é definido e arcado pelo próprio estabelecimento

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O que é MultiLoja?

 

Com a Cappta os clientes podem ter diversos CNPJs vinculados na mesma instalação do CapptaGpPlus e selecionar qual deseja utilizar no momento da venda.

Além de ter diversas lojas vinculadas, o Multi Loja permite ao lojista uma flexibilidade maior sobre suas vendas, possibilitando que ele as direcione para o CNPJ de sua escolha. Automaticamente o valor dessa venda será direcionado ao domicilio bancário do CNPJ selecionado.

Para fazer o cadastro de um ou mais CNPJs o mesmo deve entrar em contato diretamente com a Cappta.

Abaixo estão descritos os métodos necessários para utilizar a função Multi Loja.

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Obtendo lista de lojas

 

O método abaixo é usado para se obter uma lista de todos os CNPJs que estão vinculados a instalação e disponiveis para ativação. Com essa lista você pode exibi-la para que o operador possa selecionar o CNPJ que deseja ativar.

checkout.getCheckouts(success, error)

Parâmetro
Tipo

success

callback

error

callback

Essa função possuí dois callbacks, uma executada em caso de sucesso e a outra em caso de erro. Ao lado pode se conferir o código necessário para se exibir todos as lojas em um combo chamado checkouList .

function getCheckouts() {
    var success = function (response) {
        var combo = document.getElementById("checkoutList");

        checkouts = response.checkouts;

        response.checkouts.map(function (checkout) {
            var option = document.createElement("option");
            option.text = checkout.MerchantCnpj;
            option.value = checkout.MerchantCnpj;
            combo.add(option, null);
        });
    };

    var error = function (response) {
        updateResult(response.reason);
    };

    checkout.getCheckouts(success, error);
}
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Ativando uma loja

 

Após o operador selecionar a loja desejada, ele deve usar a função abaixo para ativá-la. Após essa função ser chamada, todas as transações, reimpressões e estornos serão referentes ao CNPJ ativo.

checkout.setCheckout(cnpj, success, error)

Parâmetro
Tipo

cnpj

String

success

Callback

error

Callback

O exemplo ao lado mostra o código necessário para setar uma loja com o valor do cnpj obtido de um combo chamado checkoutList.

function setCheckout() {
    var success = function (response, cnpj) {
        console.log("PDV ativado com sucesso");
    };

    var error = function (response) {
        console.log(response);
    };

    var cnpj = document.getElementById("checkoutList").value;
    checkout.setCheckout(cnpj, success, error);
}
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Callbacks

 

Cada uma das operações do Multiloja possui dois callbacks sendo um para casos de sucesso e outro para casos de erro.

Callbacks da Operação de Listagem de Lojas

Exemplo de callback de sucesso

var success = function(response) {
//Código que será executado em caso de sucesso
}

O objeto response neste caso conterá uma lista de lojas ou checkouts cada um com as seguintes propriedades:

Propriedade
Tipo

CheckoutId

int

TradingName

string

MerchantCnpj

string

CheckoutNumber

int

Exemplo de callback de erro

var error = function(response) {
//Código que será executado em caso de erro
}

O objeto response neste caso contém as mesmas propriedades descritas aqui

Callbacks da Operação de Ativação de Loja

Exemplo do callback de sucesso

var success = function(response, cnpj) {
//Código que será executado no caso de sucesso
}

O objeto reponse será um objeto de SuccessResponse vazio, e o objeto CNPJ estará preenchido com o cnpj da loja a escolhida para ser ativada

Exemplo do callback de erro

var error = function(response) {
//Código que será executado no caso de erro
}

O objeto response neste caso contém as mesmas propriedades descritas aqui

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1 - Antes de começar

 

Objetivo

A homologação com a Cappta é inteiramente remota, portanto é de suma importância a realização das Sequências de Testes contidas neste documento, precisamos de todos os resultados para validação do melhor funcionamento entre os sistemas.

Roteiro de testes obrigatório

O Cumprimento dos testes é obrigatório, ficando sobre a responsabilidade da empresa desenvolvedora a entrega dos mesmos, caso contrário não emitiremos certificado bem como a chave de autenticação.

Observações importantes para a realização do roteiro de testes.

  • Será solicitado que envie o log da operação, o log consiste no arquivo integration-adapter que fica localizado dentro do seguinte diretório: C:\Program Files (x86)\CAPPTA\CapptaGpPlus\integration-adapter (Dentro do diretório em questão serão exibidos os logs em .zip de datas anteriores, o arquivo da data atual consiste em um arquivo de extensão .log nomeado com a presente data)

  • Em algumas sequências de teste, será solicitado que grave um vídeo da operação, para a realização da gravação, segue tutorial de instalação e utilização do software indicado. (OBS. Poderá utilizar outro software caso tenha preferência)

Para captura da tela, sugerimos a instalação do software aTube Catcher baixado no e-mail de boas vindas “Processo de Homologação”.

Para maiores informações sobre a instalação, siga até a sessão Instalação e gravação.

Dúvidas ou Sugestões

Ao longo do roteiro de teste podem sempre surgir dúvidas ou sugestões de melhorias, para isso conte sempre com nossa equipe de atendimento dedicada ao processo de homologação nos canais de comunicações abaixo:

Telefone direto: (11) 4302-6179
WhatsApp: (11) 94315-2638
E-mail: [email protected]

Obs.: Nossa equipe atua de segunda a sexta-feita das 09:00 às 18:00.

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1.1 - O que será analisado?

 
  • PRINT’s: durante o roteiro solicitamos imagens que devem ser capturadas durante as transações, através dos print’s avaliamos a disposição das informações na Interface TEF/Automação.

  • COMPROVANTES: analisamos os comprovantes (scaneados / fotografados) para validar a quantidade de vias impressas, alinhamento das informações e comprovar de que a impressão está sendo feita sem alteração de conteúdo.

  • LOG’s: através do Log verificamos detalhadamente as transações realizadas durante os testes, além de visualizar toda comunicação necessária entre os sistemas, determinada no Manual de Integração via Troca de Arquivos.

  • VÍDEOS: através do vídeo conseguimos analisar cada etapa do processo executado bem como a experiência que o usuário terá com o sistema.

Importante

EM CADA SEQUÊNCIA É DESCRITO O QUE DEVE SER ARQUIVADO E ENVIADO A CAPPTA PARA ANÁLISE, PODENDO HAVER EM ALGUMAS SEQUÊNCIAS MAIS DE UM TIPO DE EVIDÊNCIA NECESSÁRIA.

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1.2 - Estrutura de Pastas para envio de evidências

 

Importante!

Siga corretamente a estrutura de pastas como na figura abaixo para envio das evidências de testes. Seguindo tal padrão conseguiremos analisar com precisão cada sequência efetuada.

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1.3 - Ambiente de Testes

 

O Ambiente de Testes que disponibilizamos está direcionado para servidores de certificação, que por sua vez simulam a autorização das transações, portanto as vendas realizadas não serão cobradas, caso esteja utilizando um cartão real.

É possível também utilizar cartões de testes de maneira digitada para aprovar as transações, explicaremos adiante como realizar vendas com estes cartões.

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1.4 - Portfólio de Cartões de Testes

 

Os cartões abaixo poderão ser utilizados para realização dos testes com a modalidade Crédito, todos são CARTÕES DE TESTES e NÃO SÃO VÁLIDOS para pagamentos reais.

Siga as instruções a seguir para correta utilização dos cartões:

✓ Todos cartões deverão ser utilizados na modalidade CRÉDITO;
✓ Aprenda a realizar vendas digitadas no Cappta na próxima página;
✓ Não divulgue por nenhum meio os dados dos cartões fornecidos para testes.

Bandeira
Número
Senha
Cód. de Segurança
Data de Validade

VISA

4073020000000000

1234

321

1219

VISA

4012001038443330

1234

321

1219

MASTER

6011020000245040

Não necessita

123

1219

MASTER

5453010000066160

Não necessita

123

1219

AMEX

3477 324901 33253

Não necessita

2719

1219

AMEX

3706 648883 88027

Não necessita

9230

1219

Fique atento!

Se por ventura ao realizar uma transação aparecer mensagem de erros "Bin não configurado", "Cartão não autorizado" utilize para teste estes cartões acima na modalidade credito, venda digitada.

Você também pode utilizar mais cartões clicando aqui.

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1.5 - Realizando Vendas Digitadas

 

1. Lance uma venda através da Automação Comercial;

2. Selecione a forma de pagamento que acione o Cappta Integrado;

3. A mensagem “Insira ou Passe o Cartão” deverá ser exibida na tela e no visor do pinpad, então aperte uma vez o botão “ANULA” (botão VERMELHO do Pinpad);

4. Nas telas a seguir insira os dados do cartão de Testes.

5. insira a data de validade e código de segurança. Após a inserção destas informações a venda será aprovada.

IMPORTANTE

SENHAS: PARA CARTÕES COM CHIP, SERÁ NECESSÁRIO INFORMAR A SENHA CORRETA DO CARTÃO, POIS AS VALIDAÇÕES DA SENHA PARA ESTE TIPO DE CARTÃO SÃO REALIZADAS PELO PRÓPRIO CHIP. JÁ PARA OS CARTÕES DE TARJA, A INSERÇÃO DA SENHA CORRETA NÃO SE FAZ NECESSÁRIA, NESTE CASO PODE-SE INSERIR 4 DÍGITOS ALEATÓRIOS PARA PROSSEGUIR COM A TRANSAÇÃO.

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1.6 - Instalação e gravação.

 

Após o download execute o instalador e siga os passos para instalação.

Aceite os termos, em seguida click em avançar

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2 - Configuração

 

Configurando o PDV + TEF Cappta

Estes testes têm a finalidade de validar a comunicação entre as aplicações.

Precisamos saber como configurar seu Software de Automação para se comunicar com o Gerenciador Padrão, em caso de contato do lojista conosco poderemos agir e configurar os sistemas para se comunicarem.

Nas Sequências de Testes a seguir solicitamos que nos mostre as telas de configuração e parametrização e como acessá-las.

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2.1 - Configurando o TEF no PDV

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

Vá até a tela do seu sistema onde o TEF é configurado.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Inicie seu sistema
  2. Vá na Tela onde o TEF é configurado
  3. Faça a configuração editando o CNPJ e PDV

ATENÇÃO!

Esta Chave de Autenticação é apenas para ambiente de teste, após a conclusão será emitido uma chave de produção.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O Software deverá conter uma tela de fácil acesso, que permita configurar os dados de instalação do TEF.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Capture prints de todas as etapas da sequência, mostrando como acessar a tela de configurações ou grave um vídeo

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2.2 – Desativando o Gerenciador Padrão

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Desative o Gerenciador Padrão e tente realizar uma transação qualquer com o TEF.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  3. Observe o comportamento do Sistema de Automação.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O Sistema de Automação deverá exibir obrigatoriamente uma mensagem: “O CapptaGpPlus está sendo inicializado, tente novamente em alguns instantes”.

OBS.: O TEF irá devolver o retorno descrito acima que deverá ser exibido sem alterações de conteúdo, além de retornar o código de erro 2 - CapptaGpPlus está sendo inicializado.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Capture um print da mensagem exibida pela Automação ao não localizar o TEF em execução.

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2.3 – Desconectando o PINPAD

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Desconecte o PINPAD Antes de iniciar uma operação.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Para Integração Visível o CapptaGpPlus irá mostrar uma mensagem ao usuário.
  2. Para Integração Invisível o sistema de automação deverá exibir obrigatoriamente uma mensagem: 3. “Pinpad não encontrado. Por favor, desconecte ele do computador e reconecte-o.
    Se o problema persistir, ligue 0800 773 6105”.

OBS.: O TEF irá devolver o retorno descrito acima que deverá ser exibido sem alterações de conteúdo.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até sua aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa dos campos de retorno e realizar a impressão de 2 comprovantes TEF (vias), Cliente e Loja respectivamente.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

Capture Print ou vídeo deste tratamento de erro

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2.4 – Alterando o número do PDV

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Vá até a tela do seu sistema onde o TEF é configurado.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Inicie seu sistema;
  2. Vá na Tela onde o TEF é configurado;
  3. Faça a configuração alterando o número do PDV para 0.

RESULTADOS ESPERADOS

  • O Software deverá fazer o tratamento de erro para informações inválidas de CNPJ e PDV.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Capture prints e ou vídeo deste tratamento de erro

Testes com Transações

Realize os testes com Transações variadas, estes testes deverão simular ao máximo o Ambiente de uma loja, onde diariamente várias vendas com diversos cartões diferentes são realizadas.

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3 - Pagamentos

 

As próximas sequencias são dedicadas aos tipos de pagamentos:

  • Crédito à Vista;
  • Crédito Parcelado;
  • Débito;
  • Voucher.

SEQUÊNCIA OBRIGATÓRIA

As sequencias a seguir são de suma importância para o funcionamento do TEF.

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3.1 – Transação Crédito à Vista

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Crédito na modalidade Crédito à Vista;
  • Se possível, R$ 50,00 reais.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGpPlus;
  3. Siga a transação até a finalização.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até sua aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa dos campos de retorno e realizar a impressão de 2 comprovantes TEF (vias), Cliente e Loja respectivamente.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da transação;
  • Comprovantes das transações.

Obs: o log encontra-se no seguinte caminho: C:\Program Files (x86)\CAPPTA\CapptaGpPlus\integration-adapter

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3.2 – Transação Crédito Parcelado

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Crédito na modalidade Crédito à Parcelado Loja;
  • Realize uma transação com cartão de Crédito na modalidade Crédito à Parcelado ADM;
  • Se possível, R$ 50,00 reais em 2x ou mais.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGpPlus;
  3. Siga a transação até a finalização.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até sua aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa dos campos de retorno e realizar a impressão de 2 comprovantes TEF (vias), Cliente e Loja respectivamente.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da transação;
  • Comprovantes das transações.

Obs: o log encontra-se no seguinte caminho: C:\Program Files (x86)\CAPPTA\CapptaGpPlus\integration-adapter

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3.3 – Transação Débito

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Débito;
  • Se possível, R$ 80,00 reais

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  3. Siga a transação até a finalização.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até sua aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa dos campos de retorno e realizar a impressão de 2 comprovantes TEF (vias), Cliente e Loja respectivamente.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da transação;
  • Comprovante da transação.

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3.4 – Transação Voucher

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com cartão de Voucher;
  • Se possível, R$ 80,00 reais

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  3. Siga a transação até a finalização.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. A transação deverá ocorrer sem travamentos ou impedimentos até sua aprovação;
  2. O sistema deverá realizar a tratativa dos campos de retorno e realizar a impressão de 2 comprovantes TEF (vias), Cliente e Loja respectivamente.

Obs.: Para transações de voucher é importante não esquecer da impressão do saldo na via do Cliente.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da transação;
  • Comprovante da transação.
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4 - Introdução ao MultiTEF (múltiplos pagamentos)

 

O múltiplos pagamentos (multiTEF) dará ao usuário a possibilidade de utilizar até 9 cartões por operação, cada transação ficará com o status pendente até a conclusão de toda a operação de pagamento, na finalização da venda a ação escolhida deve ser acatada a todos as transações (Confirmação ou desfazimento).

Se houver algum erro em uma das transações o operador poderá selecionar outro cartão ou outra forma de pagamento, bastando apenas confirmar as que já ocorreram ou desfazê-las.

Facilite a vida do usuário ao realizar vendas com vários cartões.

IMPORTANTE

CASO NÃO SEJA POSSÍVEL QUE O USUÁRIO INDIQUE A QUANTIDADE DE CARTÕES ANTES DO INÍCIO DOS PAGAMENTOS, DEFINIR COMO PADRÃO A QUANTIDADE = 9 QUE É A QUANTIDADE MÁXIMA, PORÉM A SESSÃO PODE SER INTERROMPIDA A QUALQUER MOMENTO.

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4.1 – Testes com MultiTEF

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com dois cartões de qualquer bandeira;
  • Se possível utilize um valor de R$ 150,00 reais

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Realize uma venda através da Automação Comercial;
  2. O valor da primeira transação deverá ser de R$75,00;
  3. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  4. Ao finalizar o primeiro pagamento, a Automação deverá enviar os parâmetros da segunda transação com o valor de R$75,00.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O TEF deverá retornar a Automação Comercial 4 vias, 2 para cada venda que deverão ser impressas sem travamentos.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da transação.
  • Comprovante das transações.

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4.2 – Transação MultiTEF com falha

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com dois cartões;
  • Valor da transação: R$50,00.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Inicie uma venda através da Automação Comercial;
  2. O valor da primeira transação deverá ser de R$25,00;
  3. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  4. Ao finalizar o primeiro pagamento, a Automação deverá enviar os parâmetros da segunda transação com o valor de R$25,00.
  5. Provoque erro na segunda venda propositalmente.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema de vendas devera exibir a mensagem de erro
  2. Solicitar outro cartão.
  3. Finalizar a venda

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da transação
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4.3 – Transação MultiTEF com falha + desfazimento

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com 3 cartões;
  • Valor da transação: R$100,00.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Inicie uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  3. O valor da primeira transação deverá ser de R$25,00;
  4. O valor da segunda transação deverá ser de R$25,00;
  5. Provoque erro na terceira venda propositalmente.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema de vendas devera exibir a mensagem de erro;
  2. Solicitar outra forma de pagamento;
  3. Escolha não;
  4. As 3 vendas devem ser desfeitas;

Obs. Dentro da operação MultTEF, a ação de finalização de venda é acatada a todas as transações da operação, dessa forma, quando solicitamos o desfazimentos, todas as transações da operação serão desfeitas.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da transação

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5 - Testes com Funções Administrativas

 

Os testes com as Funções Administrativas têm como finalidade garantir que o sistema de Automação Comercial tem capacidade de consultar o endpoint para realizar Reimpressão e enviar requisições corretamente para realizar Cancelamentos.

Importante!

A realização das sequências de número 11 a 14 são indispensáveis para certificação.

Estamos quase terminando os testes!

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5.1 – Reimpressão de Comprovante

 

Sequência Opcional

PREPAROS

  • Tenha em mãos o número de controle de qualquer transação realizada no sistema de vendas junto ao Cappta.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Automação;
  • Selecione a opção Reimpressão;
  • Insira o número de CONTROLE da transação;
  • Selecione a opção “Todas” as vias;
       * Selecione a opção “Lojista”;
       * Selecione a opção “Cliente”.
    

RESULTADOS ESPERADOS

  • O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno em 2 vias e realizar a impressão do comprovante Cliente e Lojista, quando selecionado “Todas”;
  • O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno em 1 via e realizar a impressão do comprovante “Lojista”, quando selecionado “Lojista”;
  • O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno em 1 via e realizar a impressão do comprovante “Cliente”, quando selecionado “Cliente”

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da operação;
  • Enviar comprovantes impressos (Escaneado ou uma foto nítida);
  • Gravar um vídeo da operação completa.
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5.2 – Reimpressão Último Comprovante

 

Sequência Opcional

PREPAROS

  • Ter realizado pelo menos 2 vendas no sistema de Automação Comercial.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Automação;
  • Selecione a opção Reimpressão da Última transação;
       * Realize a re-impressão selecionando “Todas as Vias”;
       * Realize a re-impressão selecionando “Lojista”;
       * Realize a re-impressão selecionando “Cliente”. 
    

RESULTADOS ESPERADOS

  • O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno de 2 vias do comprovante da última transação e realizar a impressão dos comprovantes Cliente e Lojista, quando selecionado “Todas”;
  • O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno em 1 via do comprovante da última transação e realizar a impressão do comprovante “Lojista”, quando selecionado “Lojista”;
  • O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno em 1 via do comprovante da última transação e realizar a impressão do comprovante “Cliente”, quando selecionado “Cliente”.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da operação;
  • Enviar comprovantes impressos (Escaneado ou uma foto nítida);
  • Gravar um vídeo da operação completa.
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5.3 – Cancelando uma Transação

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

Tenha em mãos:

  • O número de controle de qualquer transação realizada no sistema de vendas junto ao Cappta;
  • O cartão correspondente ao número de controle acima.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Automação;
  • Selecione a opção Cancelamento;
  • Insira a senha Administrativa;
      * Por padrão a senha é “cappta”. Pode ser alterada;
    
  • Insira o número de CONTROLE da transação;
  • Insira ou digite os dados do Cartão utilizado nesta transação.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema de Automação Comercial deverá receber o retorno e realizar a impressão do comprovante de solicitação de estorno para o Cliente e Lojista.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da operação;
  • Enviar comprovante impresso (Escaneado ou uma foto nítida);
  • Gravar um vídeo da operação completa.
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5.4 - Capturando todos os passos de uma operação administrativa

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Tenha em mãos um comprovante qualquer

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Vá até o menu de Reimpressão/Cancelamento pela Automação;
  2. Selecione a opção Cancelamento ;
  3. Insira a senha Administrativa que é: cappta;
  4. Insira o número de CONTROLE da transação;
  5. Insira ou digite os dados do Cartão

RESULTADOS ESPERADOS

1- Capture os prints de todas as etapas
2- Dê mais atenção aos prints que mostram exatamente onde encontrar as opções administrativas

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar prints ou vídeo
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6 - Operações Não Finalizadas

 

Sequências de Testes Obrigatórias!

Os testes de Operações Não Finalizadas foram elaborados com o objetivo de validar o funcionamento entre o TEF e a Automação Comercial, quando o fluxo de operação é quebrado por algum motivo. Dentre os motivos que finalizam o fluxo da operação podemos citar: a falta de bobina para impressão de um comprovante ou até mesmo o pressionar de um botão cancelar no Pinpad pelo usuário.

Estes testes também têm como finalidade garantir que o Software de Automação reconhece o retorno enviado pelo TEF quando o uso é interrompido por falha, interação do usuário ou motivos adversos.

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6.1 - Cancelando uma Operação

 

Esta sequência é obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação com qualquer valor.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Inicie uma venda através da Automação Comercial;
  • Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  • Quando a mensagem “Insira ou Passe o Cartão” surgir, pressione o botão ANULA (botão Vermelho do Pinpad);
  • Confirme o cancelamento da operação “Operação Cancelada? selecione 1- Sim”.

RESULTADOS ESPERADOS

  • A Automação deverá interpretar a resposta de operação negada de código “4- Operação Cancelada”;
  • A mensagem “Operação Cancelada pelo Operador” deverá ser exibida;
  • A automação deverá tratar o retorno do TEF e solicitar uma outra forma de pagamento ou solicitar o TEF novamente.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da operação;
  • Prints ou vídeo do comportamento da automação após receber o cancelamento da operação no TEF.
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6.2 –Tratamento de venda pendente

 

Sequência Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Inicie uma venda através da Automação Comercial;
  • Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGpPlus;
  • Após a mensagem de "aprovada/ retire o cartão" feche o navegador;
  • Inicie uma nova transação

RESULTADOS ESPERADOS

  • Verifique se o CapptaGpPlus mostra ao usuário a venda que esta Pendente;
  • Clique em sim para confirmar a venda.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log da operação;
  • Print da mensagem
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7 - Falhas na Impressão de Comprovante

 

Obrigatório apenas para PAF-ECF

O teste de falha na impressão foi elaborado para garantir que caso ocorra alguma anomalia durante a impressão do documento fiscal (Danfe/Cupom Fiscal) e/ou vias TEF, os sistemas tenham o comportamento adequado.

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7.1 - Falta de Papel

 

Obrigatório apenas para PAF-ECF

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer;
  • Deixe propositalmente a impressora com pouco papel (suficiente para interromper a impressão das vias TEF).

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Inicie uma venda através da Automação Comercial;
  • Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  • Realize a transação até a inserção de senha;
  • Ao acabar o papel insira uma bobina para seguir com a impressão.

RESULTADOS ESPERADOS

  • O sistema deverá exibir a mensagem “Impressora não responde, deseja tentar novamente?”, de maneira visível ao usuário;
  • Após a inserção da bobina a impressão deve continuar do ponto onde parou sem que o cupom seja cancelado.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO

  • Capture print da mensagem apresentada na Automação;
  • Enviar comprovantes escaneados;
  • Log da transação.
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7.2 - Desligando Impressora I

 

Obrigatório apenas para PAF-ECF

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Inicie uma venda através da Automação Comercial;
  • Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  • Realize a transação até a sua aprovação;
  • Após o retorno de “Aprovada” desligue a impressora.

RESULTADOS ESPERADOS

  • O sistema deverá exibir a mensagem “Impressora não responde, deseja tentar novamente?”, de maneira visível ao usuário;
  • Após ligar novamente a impressora a impressão deve ser iniciada sem que o cupom seja cancelado.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO

  • Capture print da mensagem apresentada na Automação;
  • Enviar comprovantes escaneados;
  • Log da transação.
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7.3 - Desligando Impressora II

 

Obrigatório apenas para PAF-ECF

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Inicie uma venda através da Automação Comercial;
  • Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  • Realize a transação até a sua aprovação;
  • Após o retorno de “Aprovada” desligue a impressora.

RESULTADOS ESPERADOS

  • O sistema deverá exibir a mensagem “Impressora não responde, deseja tentar novamente?”, de maneira visível ao usuário;
  • Não tente novamente realizar a comunicação com a impressora cancelando o cupom juntamente com a transação realizada no TEF.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO

  • Capture print da mensagem apresentada na Automação;
  • Enviar comprovantes escaneados;
  • Log da transação.
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8 - Testes de captura de CPF

 

Os Testes referente a captura de CPF tem o intuito de testar a integração entre o CAPPTAÍ e a Automação durante a entrada do CPF para a aplicação diretamente do PINPAD, proporcionando ao usuário a facilidade no momento de buscar cadastro ou cadastrar novos clientes do estabelecimento, além de facilitar a inserção do CPF na nota.

Agregue diferenciais a sua Automação Comercial adotando o input do CPF através do PINPAD!

A validação do CPF é por nossa conta...

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8.1 – Cadastro de CPF pelo Pinpad

 

Sequência Não Obrigatória

PREPAROS

  • Realize um novo cadastro de cliente dentro da Automação Comercial.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Acesse a janela de Cadastro de novos clientes na Automação comercial;
  • Alimente o banco com um novo cliente;
  • Em uma área da Automação Comercial deixe explícito ao usuário a possibilidade de inserir o CPF pelo PINPAD;
  • Introduza o CPF através do PINPAD;
  • Mostre ao usuário que foi cadastrado com sucesso o novo cliente.

RESULTADOS ESPERADOS

  • O Software deverá coletar o CPF através do PINPAD

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar o log;
  • Enviar prints da operação.
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8.2 – Consulta de CPF pelo Pinpad

 

Sequência Não Obrigatória

PREPAROS

  • Realize uma consulta de clientes já inserido no banco de clientes cadastrados.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Acesse a janela de Consulta de clientes dentro Automação comercial;
  • Realize uma consulta de um cliente já cadastrado através de seu CPF;
  • Em uma área da Automação Comercial deixe explicito ao usuário a possibilidade de inserir o CPF pelo PINPAD;
  • Introduza o CPF através do PINPAD.
  • Mostre o cadastro do cliente do CPF informado

RESULTADOS ESPERADOS

  • O Software deverá coletar o CPF através do PINPAD para buscar no banco o cadastro do cliente.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

Enviar log

Suggest Edits

8.3 – Falha Com PINPAD durante captura de CPF

 

Sequência Não Obrigatória

PREPAROS

  • Realize um novo Cadastro de cliente dentro da Automação comercial.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Acesse a janela de Cadastro de novos clientes na Automação comercial;
  • Alimente o banco com um novo cliente;
  • Em uma área da Automação Comercial deixe explícito ao usuário a possibilidade de inserir o CPF pelo PINPAD;
  • Desconecte o PINPAD do computador.

RESULTADOS ESPERADOS

  • A Aplicação deverá interpretar o Retorno do TEF, exibindo ao Usuário a mensagem.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar prints das telas durante a falha de comunicação com o PINPAD durante o cadastro de um novo cliente;
  • Enviar Log da Operação.
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9 - Estorno após cancelamento de Cupom Fiscal

 

O Próximo teste tem a finalidade de realizar estorno da última transação sem a necessidade de acessar as funções Administrativas. Para isso deve ser utilizado o método cancelarPagamento(). Dessa forma a Automação comercial pode cancelar o cupom fiscal e logo em seguida estornar a venda junto a adquirente.
Assim facilitando o usuário no momento de realizar o cancelamento de uma venda já concluída, encurtando o passo de após cancelar o cupom fiscal entrar nas funções ADM para estornar a transação juntamente a rede adquirente em que a venda foi aprovada.

Importante!

Sequência de Testes Obrigatória na utilização de Impressora fiscal!

Para o teste onde possibilita o cancelamento da última transação sem que seja aberto as funções administrativas a automação comercial deve estar preparada para enviar o método de cancelamento após cancelamento do cupom.

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9.1 – Cancelamento após cancelar documento fiscal

 

Fique atento!

A sequência a seguir deve ser realizada caso utilize impressora fiscal, para garantir que ao ser cancelado o cupom a transação também será estornada a venda no TEF.

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer;

PASSOS DE EXECUÇÃO

  • Realize uma venda através da Automação Comercial;
  • Cancele seu cupom fiscal após sua finalização;
  • Na mesma janela após cancelar o cupom fiscal envie uma requisição de Cancelamento de Pagamento, com a senha administrativa e nº de Controle da venda que teve o Cupom Fiscal Cancelado;
  • Finalize o estorno pelo TEF. OBS PARA INTEGRAÇÃO API VISÍVEL: Para que usuário possa ter acesso ao número de Controle com maior facilidade, recomendamos que armazene o controle da transação da última venda que é retornado no objeto com os detalhes da transação, para que seja exibido na tela para o usuário, para auxiliá-lo no momento de ser solicitada a digitação do número de controle no Gerenciador Padrão.

RESULTADOS ESPERADOS

  • A transação deverá ser cancelada com sucesso após o cancelamento do Cupom fiscal.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar log;
  • Enviar vídeo de todas etapas da operação.
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10 - Contingência em caso de Falha na Transação

 

Para garantir que a Automação não irá impedir o usuário de finalizar uma venda em cartão com o Cappta, caso esteja sem internet ou motivo adverso, é necessário a caráter de contingência, adicionar de uma forma de pagamento no Software, pois assim, o operador utilizará este finalizador e após a dificuldade ser sanada, o mesmo poderá voltar a utilizar o Cappta normalmente. Desta maneira o operador de caixa não precisará acessar nenhuma configuração da automação para desativar o Cappta e ativar outra forma de pagamento.

Atenção!

Agregue diferenciais a sua Automação Comercial adotando nossas sugestões de melhores práticas!

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10.1 – Forma de Pagamento em Contingência

 

Sequência Obrigatória!

PREPAROS

  • Realize uma transação qualquer;
  • Desconecte propositalmente a internet durante a venda TEF.

PASSOS DE EXECUÇÃO

  1. Inicie uma venda através da Automação Comercial;
  2. Selecione a forma de pagamento na Automação que acione o CapptaGPPlus;
  3. Desconecte a internet da máquina antes da inserção de senha;
  4. Serviço Indisponível, por favor verifique sua conexão com a internet. “Deseja tentar novamente?” Selecione: Não.

RESULTADOS ESPERADOS

  1. O sistema deverá retornar as formas de pagamento;
  2. Na tela de formas de pagamento deverá existir uma opção em que a venda é finalizada em POS (termos sugeridos: POS Crédito, POS Débito), Dinheiro.

EVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS (RESULTADO OBTIDO)

  • Enviar print’s de todas etapas da venda.

Atenção!

Este teste tem a intenção de mostrar ao usuário que o Cappta esta indisponível, caso de falta de internet. Mas ele pode finalizar sua venda de outra forma. Evitando assim que o mesmo tenha prejuizos

Suggest Edits

11 - Experiência do usuário

 

Sequência Obrigatória

Este teste tem a função de capturar a experiência do usuário através de um vídeo.

Finalidade

A simples observação de fotos não nos revela a real experiência do usuário, gostaríamos de ver como é o comportamento do software com nossa aplicação.

Preparos

  • Utilize a ferramenta de captura de vídeo para gravar a tela;
  • Grave todos os passos de uma transação qualquer.
Suggest Edits

12 - Considerações Finais

 

Envie os resultados obtidos em todas as sequências contidas neste Roteiro de Testes para a Cappta através do e-mail: [email protected]

Contatos equipe técnica:

Telefone: (11) 4302-6163
WhatsApp 11 94315-2638
E-mail: [email protected]